A ação consiste no desenvolvimento de atividades junto às mulheres jovens, tendo como referencial teórico e metodológico a Pedagogia da Alternância, e será desenvolvida em 03 módulos:
01. Desenvolvimento Integral formação a ser realizada no período de dois meses, onde são trabalhadas questões que fortaleça a identidade étnica, o sentimento de pertença dos participantes com a sua comunidade e ancestralidade e na construção dos projetos de vida
02. Participação Cidadã - entende-se que ela é um pilar fundamental da democracia, pois seu objetivo é que os jovens participem ativamente do processo de tomada de decisões da comunidade. Nele participantes aprendem a compreender a importância participação também que ela implica na compreensão da relação entre direitos e deveres mostrando a profusão de ideias que habitam diferentes visões do que vem a ser participar como cidadão em sua comunidade e assim poderem compreender que há uma pluralidade de aspectos que orbitam o tema participação cidadã local, com potencialidades significativas para seu desenvolvimento pessoal.
03. Formação para o Mundo do Trabalho – onde participantes terão a oportunidade de participar de um rol de cursos e oficinas, formação essa que possibilitará avançarem na direção de uma leitura crítica de mundo que permita compreender os aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos, próprios do trabalho e por meio de oficinas de planejamento, gestão, e ativação de suas habilidades e potencialidades na busca de sua autonomia produtiva e financeira sem ter que se desvincular de sua comunidade.